/** * Fires in the head, before {@see wp_head()} is called. This action can be used to * insert elements into the beginning of the head before any styles or scripts. * * @since 1.0 */ do_action( 'et_head_meta' ); $template_directory_uri = get_template_directory_uri(); ?> Como pilotar no corredor? - Adoro Motos

Engarrafamentos nas principais cidades têm aumentado a qualquer hora do dia, antes era pela manhã e a noite na ida e vinda do trabalho, hoje, o trânsito constante, obriga motociclistas a passarem por situações fatigantes, para eles então, o melhor caminho é pilotar com segurança pelo corredor.

Claro que há controvérsias quanto a ser uma infração de trânsito ou não, a verdade é que pilotar com segurança no corredor significa ultrapassar outros veículos parados no trânsito, ou, em movimento, utilizando-se dos espaços entre as filas de veículos.

Vale esclarecer que o art. 56 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), informa que é proibido o trânsito de motocicletas, motonetas e ciclomotores entre veículos de filas adjacentes, e também entre a calçada e veículos de fila adjacente, mas, levando-se em conta que a moto é um veículo próprio para se deslocar com agilidade e segurança, fica algo meio incoerente não é mesmo?

Apesar que no Brasil é uma lei que não está 100% em vigor, em países como Alemanha, Itália e França pilotar no corredor é proibido, enquanto que na Bélgica e Holanda, é permitido somente quando o trânsito estiver travado.

Realmente não existem argumentos suficientes para dizer que não vale a pena pilotar no corredor, é só não deixar de lado a segurança, visto que pilotar entre os carros é um trabalho que requer atenção em dobro, pois, envolve risco de um pedestre, alguém abrindo uma porta, um buraco, muita coisa pode acontecer num espaço tão pequeno dentro de uma velocidade constante.

Seja como for, certamente é possível pilotar com segurança no corredor, entretanto, não é uma conduta adequada para as horas que não há trânsito parado, nesse caso, a moto deve trafegar no espaço de um carro.

E quando forma-se o trânsito mais pesado, a maioria dos motociclistas já começam a trafegar pelo corredor em velocidades altas, e para a moto que ainda, está no espaço de um carro é preciso agir com cautela, ligando a seta para entrar com segurança no corredor, de preferência depois que alguém deu passagem.

O uso do farol aceso é obrigatório ainda mais, quando estiver trafegando pelo corredor, pois, é uma maneira de chamar a atenção de longe dos pedestres e de motoristas dos carros a volta, mesmo porque apagado, representa infração gravíssima conforme o Código Brasileiro de Trânsito.

Para pilotar com segurança no corredor, o piloto precisa ficar atento ao trafegar próximo aos pontos cegos dos carros, que são as partes onde o motorista não enxerga devido as colunas do carro, como nas laterais ou mesmo na parte traseira, ou seja, evite ficar ao lado de um carro achando que está sendo visto, pois, não está.

Sempre é bom frisar que forçar ultrapassagem pela direita é outra infração grave e perigosa de trânsito, pois, como dissemos, o ponto cego do carro impede que o motorista veja a moto, e se ele fizer uma conversão a direita, vai jogá-lo no chão.

O maior problema quando se pilota no corredor é a fila imensa que se forma subitamente de motos, e como a maioria dos pilotos tem pressa, tem o péssimo hábito de andar colado uns aos outros, isso é ainda, mais perigoso em dias de chuva onde a frenagem repentina pode causar estragos nas pistas molhadas.

A velocidade deve ser a mais maneira possível quando está trafegando pelo corredor, assim, no caso de imprevistos tem como frear com segurança, no entanto, mantenha cuidado redobrado com as motos a frente e principalmente as que vem atrás, já que alguns querem simplesmente passar a todo custo, o ideal é permitir a passagem e retornar quando possível, sempre sinalizando e aguardando a vez.

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