Como pneu da moto pode durar mais? Será possível prolongar realmente a durabilidade? Pode parecer duvidoso, mas, basta uma atenção a mais para garantir que a vida útil seja maior.

Essa atenção é referente a atitudes muitas vezes feitas as pressas e que podem comprometer o pneu da moto. Sendo que as vezes a única solução é a troca.

Qual o momento para troca do pneu da moto

Salvo é claro que o pneu estourou, tem desgastes profundos como cortes aparentes ou bolhas, a troca deve ser feita sem dúvida.

No entanto, as vezes mesmo o pneu estando aparentemente em boas condições. Tem uma forma simples de saber se precisa ser trocado ou não, através do TWI.

O que é TWI

  • TWI ou Tread Wear Indicator, é um indicador de desgaste do piso que mostra se o pneu precisa ser trocado;
  • É um filete especial feito de borracha o qual é colocado na transversal aos sulcos do pneu em locais da banda de rodagem;
  • E sempre que o TWI estiver visível na lateral do pneu na moto, significa que a banda de rodagem desgastou por completo. Os sulcos não tem mais a profundidade mínima de 1 mm, e caso o piloto seja parado pelas autoridades de trânsito será multado perdendo pontos na CNH;

Vale lembrar que ao trocar os pneus da moto, é necessário observar as dimensões conforme a orientação do fabricante que consta no manual.

Para economizar com trocas sem necessidade, é interessante aprender algumas dicas de como pneu da moto pode durar mais. Acompanhe:

Calibragem correta

  • É preciso que toda semana seja feita uma calibragem nos pneus, as libras específicas constam no manual do fabricante. Sempre que trafegar com os pneus baixos demais contribui para o aumento do desgaste, diminui a eficiência implicando na segurança podendo causar quedas nas curvas;
  • Saiba que ao carregar alguém na garupa, ou, bagagens mais pesadas a calibragem é outra, verifique também no manual. Aliás, é bom ler no manual qual é o limite de peso recomendado pelo fabricante, caso contrário pode comprometer a durabilidade dos pneus;

Manias de piloto

  • Tem pilotos que gostam de acelerar e brecar várias vezes em seguida. Essa prática transfere a força do motor para o pneu traseiro forçando a um desgaste maior e rápido na banda de rodagem;
  • Já quem gosta de brecar ou reduzir a marcha da moto, faz a borracha se desgastar rapidamente devido o atrito dos pneus com o solo. Em pouco tempo o pneu deverá ser substituído;

Mesmo com essas dicas para o pneu durar mais, o calor do asfalto em dias quentes provoca o desgaste mais rápido, pois, amolecem a borracha.

Por essa razão é preciso ficar atento a calibragem dos pneus nos dias quentes de verão. Principalmente quem reside em regiões quentes.

O tipo do solo onde a moto trafega é outro fator que pode interferir na durabilidade dos pneus da moto. Quando a maior parte for de asfalto liso, o pneu dura mais, quando a maior parte do solo for de terra ou irregular, a tendência é que durem bem menos.

Uma boa dica é, pilotando de maneira suave, o pneu da moto dura mais.

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How can the bike’s tire last longer? Is it really possible to extend durability? It may sound dubious, but enough attention is needed to ensure that the service life is longer.
This attention is related to attitudes often made in haste and that can compromise the tire of the motorcycle. Being that sometimes the only solution is the exchange.

When is the time to change the bike tire?

Unless of course the tire has burst, it has deep wear and tear, such as apparent cuts or blisters, the exchange must be made without a doubt.
However, sometimes even the tire is apparently in good condition. It has a simple way to know if it needs to be changed or not through TWI.

What is TWI

  • TWI or Tread Wear Indicator, is an indicator of tread wear that shows if the tire needs to be replaced;
  • It is a special fillet made of rubber that is placed transversely to the grooves of the tire in places of the tread;
  • And whenever the TWI is visible on the side of the tire on the motorcycle, it means that the tread has worn completely. The furrows no longer have a minimum depth of 1 mm, and if the pilot is stopped by the traffic authorities will be fined losing points in the CNH;

It is important to remember that when changing the tires of the motorcycle, it is necessary to observe the dimensions according to the manufacturer’s instructions in the manual.

To save on unnecessary exchanges, it is interesting to learn some tips on how the bike’s tire can last longer. Follow:

Correct calibration

  • Every week a tire calibration is required, the specific pounds are listed in the manufacturer’s manual. Whenever traffic with tires too low contributes to increased wear, efficiency decreases, implying safety can cause falls in corners;
  • Note that when loading someone on the croup, or, heavier luggage, the calibration is different, check also in the manual. In fact, it is good to read in the manual what is the weight limit recommended by the manufacturer, otherwise it can compromise the durability of the tires;

bad pilot costume

  • There are drivers who like to accelerate and brake several times in a row. This practice transfers the engine power to the rear tire forcing the tire to wear out faster and faster;
  • For those who like to brake or reduce the speed of the motorcycle, it causes the rubber to wear down quickly due to the friction of the tires with the ground. In a short time the tire should be replaced;
Even with these tips for the tire to last longer, the heat from the asphalt on hot days causes the wear faster as they soften the rubber.
For this reason it is necessary to pay attention to the calibration of the tires on hot summer days. Mostly who live in hot regions.
The type of ground where the bike travels is another factor that can interfere with the durability of the bike’s tires. When most of it is smooth asphalt, the tire lasts longer, when most of the soil is uneven or ground, the tendency is that it will last much less.
A good tip is, riding smoothly, the tire of the bike lasts longer.