A moto elétrica já existe há algum tempo e vem cada vez mais expandindo suas possibilidades e evoluindo constantemente. Muitos vídeos impressionantes foram lançados com algumas coisas bem legais feitas a bordo dessas máquinas elétricas. Agora ela podem estar no Motocross.

Porém, até Red Bull Straight Rhythm 2016, não tinha rolado uma oportunidade de ver elas em competição contra as motos “convencionais”.

A pista do Straight facilitou a utilização da moto. Já que o tempo de competição – apenas uma reta de 800m percorridos em 40seg – era curto. E  o TEMPO sempre foi inimigo das elétricas por causa da durabilidade da bateria que toca o motor.

Quanto maior a bateria, maior o peso. Motivo que pode deixar a moto elétrica sem chances contra uma moto “convencional” de combustão.

O evento era perfeito para a estreia da motoca, o piloto Josh Hill foi escolhido para fazer história. Hill está aposentado das corridas, mas ainda faz parte ativa da cena e está sempre pilotando e marcando presença em vídeos e spots de freeride. Inclusive, antes do Straight, havia postado vídeos fazendo freeride e treinando supercross com uma moto elétrica.

Como foi a aceitação do público em relação a moto elétrica no Motocross?

 aceitação do público foi bem dividida. Houve muitos comentários positivos sobre a sensação de que o futuro está mais próximo e as coisas tendem a evoluir para um lado mais amigável ao meio ambiente. Por outro lado, há muitas pessoas criticando ou menosprezando o equipamento. Que não tem como competir com as motos de combustão em uma corrida, ainda

Há um fator que todos concordam é referente ao barulho, especificamente, a falta dele. É realmente estranho não ouvir um ronco forte para quem é apaixonado por motos e motores. E consequentemente o barulho que faz uma moto 2 tempos ou 4 tempos.

Eu acho muito estranho despejar tanta potência sem o barulho do motor. Para pilotos e amantes acostumados com motores a combustão, deve levar algum tempo de adaptação para pilotar uma elétrica. Mas talvez para a geração mais nova, que já vai começar com uma moto elétrica, o ronco não faça falta.

Qual foi o desempenho da moto elétrica na competição

Josh Hill dominou o silêncio de seu motor e levou sua moto elétrica sem duvida nenhuma ao “next level”. Ao alto nível de pilotagem que exige uma pista como a do Straight Rhythm. Hill conseguiu passar por vários rounds eliminatórios levando sua moto elétrica até a semifinal!

Foi realmente impressionante ver a competitividade da moto elétrica em relação às demais. E deixou aquela sensação de que foi feito história naquele dia. Agora, só o futuro sabe o que nos espera.

Com certeza os motores a combustão terão muita longevidade, e que demore para ser substituído. Porém os motores elétricos são uma tendência e possivelmente  irá surgir  novas categorias e modalidades de moto elétrica. E assim vale para todos os esportes com veículos.

Blake Wharton de moto elétrica no AMA MX

É uma possibilidade. O norte-americano Blake Wharton pode pintar no AMA Motocross competindo a bordo de uma Alta Motors, a mesma marca utilizada por Hill na corrida da Red Bull.

Wharton é parceiro da marca californiana e está ajudando a desenvolver a moto. A intenção era participar de algumas etapas do AMA Supercross. Mas como o regulamento da competição não prevê a entrada de uma moto elétrica, ainda não é possível. Talvez no AMA Motocross.

“Tive uma experiência muito boa com a moto da Alta Motors. Se parece muito com uma dois-tempos com a potência de uma 250F. Sei que esta moto, e tecnologia, vai desempenhar um grande papel no nosso esporte. A Alta quer entrar no SX assim que as regras permitirem. Talvez possamos correr uma ou outra prova do MX”  disse Wharton ao BRMX.

Fonte: brmx.com.br . Acessado e adaptado em 15/12/201 ” Ride4Ever e a polêmica moto elétrica ”

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