Garupa é o nome do banco da motocicleta atrás onde senta o piloto. Reservado para dar carona, até aqui não é novidade. O que muita gente não sabe, é o que acontece com a moto quando leva garupa. O que pode causar uma simples atitude como essa.

Como o assunto pode interessar para muitos, principalmente aos novatos. Vamos explicar direitinho.

Sempre que a moto recebe peso extra. Devido levar alguém na garupa, é preciso que sejam feitos certos ajustes na moto. Até mesmo a maneira de pilotar é diferente. Afinal pode implicar na segurança de ambos e nesse caso a responsabilidade é do piloto.

Como pilotar?

  • Sempre que pilotar a moto com alguém na garupa, deve lembrar que tudo o que fizer como freadas bruscas, curvas mais acentuadas, e acelerações exageradas, podem fazer o carona desequilibrar;
  • Não há segredos para pilotar quando estiver acompanhado na moto, é só pilotar com mais cautela. A melhor saída é acelerar devagar, fazer curvas mais leves, e ficar atento as brecadas;

Ajustes necessários na moto

A moto é projetada para carregar uma pessoa, ao levar alguém na garupa, o excesso de peso provoca alterações quase imperceptíveis que precisam ser ajustadas para garantir uma boa pilotagem conforme mostrado abaixo:

  • A geometria da moto é alterada, por isso, é preciso fazer novo reajuste nos retrovisores;
  • O farol perde a eficiência visto que o facho de luz é projetado para o alto, nesse caso, é só regular;
  • Para evitar que os pneus sofram desgaste maior e gaste mais combustível que o normal, é preciso que verifique no manual do proprietário qual é a calibragem ideal quando se leva garupa na moto. Lembre-se também que a moto com pneus baixos, não oferece segurança ao fazer as curvas;
  • Muitas motos já vem com regulagem da pré-carga da mola na suspensão traseira para dar conforto, e aguentar o aumento de peso sem que chegue ao fim de curso;
  • O peso a mais na garupa pode deixar a corrente mais esticada, por isso, verifique a tensão da corrente de transmissão;
  • Para o carona ficar confortável na moto, as pedaleiras devem estar bem fixas, não podem estar tortas nem soltas;

Equipamentos de segurança obrigatórios

  • O traje do piloto, assim, como de quem vai na garupa, é capacete, viseira, luvas, calças e jaquetas de couro, ou, de outro material resistente a quedas, além de botas, ou, calçados fechados;
  • Nem mesmo o garupa deve andar de moto usando chinelos. Para aqueles que jamais andaram de carona na moto, existem regras básicas que devem ser observadas.

 O que o carona deve fazer?

  • É preciso sentar o mais próximo do piloto, assim, é mais fácil manter o equilíbrio. Caso sente mais afastado a dianteira da moto fica leve e dificulta o controle em baixa velocidade;
  • O carona não deve colocar os pés no chão em nenhuma circunstancias, senão podem cair;
  • Para o garupa manter equilíbrio na moto, é preciso segurar no piloto, ou, nas alças de apoio atrás
  • É preciso que tenha firmeza durante todo o trajeto, sem deixar o corpo ir para a frente nas brecadas;
  • As curvas podem assustar, por isso, é bom saber que o corpo deve acompanhar o mesmo lado da curva, senão, pode levar o piloto a perder o controle e ambos caírem;

Lembre-se que levar crianças abaixo de sete anos sentadas na garupa, ou, a frente do piloto é proibido, inclusive levar mais de duas pessoas na moto.

O piloto é multado, e perde 7 pontos na CNH, pois, é considerada infração gravíssima!

How to ride the bike when you ride?

Croup is the name of the motorcycle seat behind where the driver sits. Reserved to hitchhike, so far is not news. What most people do not know is what happens to the bike when it takes a rump. Which can cause a simple attitude like that.

How the subject may interest to many, especially to beginners. Let’s explain it straight.

Whenever the bike gets extra weight. Due to having someone on the rump, certain adjustments must be made to the bike. Even the way of piloting is different. After all it may imply the safety of both, and in that case the responsibility lies with the pilot.

How to drive?

  • Whenever you ride the motorcycle with someone on the rump, you should remember that anything you do, such as sudden braking, sharp curves, and exaggerated accelerations, can make the ride unbalanced;
  • There are no secrets to riding when you are on the bike, just drive with more caution. The best way is to accelerate slowly, to make lighter turns, and to be attentive to cracks;

Necessary adjustments on the bike

The bike is designed to carry a person by carrying someone in the rump, being overweight causes almost imperceptible changes that need to be adjusted to ensure a good piloting as shown below:

  • The geometry of the bike is changed, so it is necessary to re-adjust the mirrors;
  • The headlight loses its efficiency since the beam of light is projected to the top, in this case, it is only regular;
  • To avoid getting more wear and tear and wear more fuel than normal, you need to check the owner’s manual for the ideal tire size when riding a rump. Also remember that the bike with low tires, does not offer safety when making the turns;
  • Many bikes already come with spring preload adjustment on the rear suspension for comfort, and withstand weight gain without reaching the end of stroke;
  • The excess weight in the croup can make the chain more taut, so check the tension of the drive chain;
  • For the ride to be comfortable on the bike, the pedals must be securely fixed, can not be bent or loose;

Mandatory safety equipment

  • The rider’s suit, like that of the rider, is helmet, visor, gloves, trousers and leather jackets, or other fall-resistant material, as well as boots, or, closed shoes;
  • Not even the rump should ride a motorcycle wearing slippers. For those who have never hitchhiked on the bike, there are basic rules that must be observed.

What’s the ride to do?

  • It is necessary to sit as close to the pilot, thus, it is easier to maintain the balance. If you feel farther away the front of the bike is light and difficult to control at low speed;
  • The hitchhiker should not put his feet on the ground under any circumstances, otherwise they may fall;
  • For the rump to maintain balance on the bike, you must hold the rider, or, on the rear support lugs;
  • It must be steady all the way, without letting the body go forward in the breeches;
  • The curves can be frightening, so it is good to know that the body must follow the same side of the curve, otherwise it can cause the pilot to lose control and both fall;

Remember that taking children under seven sitting on the rump, or, the front of the rider is forbidden, including carrying more than two people on the bike.

The driver is fined, and loses 7 points in the CNH, as it is considered a very serious infraction!

 

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