O verão é um convite a mais para curtir passeios e viagens de moto! Basta uma programação, planejar com antecedência cada aventura e torcer para que tudo dê certo, mas, e quando a moto quebra na estrada, como proceder?

Embora os itens básicos foram checados antes de pegar a estrada, problemas insperados surgem do nada, nesse momento é preciso manter a calma e seguir algumas orientações. Veja quais são:

O que fazer quando a moto quebra na estrada

  • Caso a moto esteja andando mesmo devagar, procure chegar até um posto de serviços, ou, outro local seguro;
  • Quando a moto quebra na estrada e para de vez, é preciso levá-la até o acostamento;
  • Seja cuidadoso em escolher o local, visto que acidentes acontecem também nos acostamentos;
  • Não fique estacionado em curvas, prefira retas onde é bem visualizado pelos motoristas;
  • Quanto mais afastado da pista, maior sua segurança;
  • Deixe o pisca alerta ligado,
  • Aumente a sinalização com galhos de árvores no chão longe da moto;
  • Muitos motociclistas penduram a jaqueta na traseira da moto, é uma maneira de avisar quem passa que está com problemas;

Pedindo ajuda

  • Quando o piloto tem direito a socorro mecânico e guincho, é o momento para tentar usar o celular com tranquilidade;
  • Para aguardar a chegada do guincho, não permaneça parado próximo a moto, e fique sempre longe da pista;

Utilizando o resgate local

  • Caso não tenha seguro, ou celular, outra opção é utilizar o telefone fixo de emergência (SOS Usuário) encontrados na maioria das estradas brasileiras;

Problemas simples

Quando a moto quebra na estrada, as vezes é devido a probleminhas simples que podem ser resolvidos na hora, depois, é só prosseguir viagem, conforme as dicas abaixo:

  • A moto pode parar devido a um fio solto na bateria, a um fusível queimado, ou, devido um cachimbo de vela solto, fáceis de resolver, caso tenha levado o manual do proprietário, portanto, nada de esquecê-lo em casa;
  • Um furo no pneu pode ser resolvido facilmente com o kit de reparo, assim, consegue chegar até o borracheiro;

 

Sinais que a moto pode quebrar

Existem inúmeros problemas que levam a moto a quebrar na estrada, como o rompimento do cabo do acelerador, corrente quebrada, além de muitos outros, por isso, é importante prestar atenção aos avisos emitidos como:

  • Engasgos no motor;
  • Forte barulho na corrente;
  • Oscilação na roda;
  • Luz de advertência acesa no painel;

 

Moto está vazando

Veja abaixo o que fazer caso descubra que a moto está vazando:

  • Aja com cautela;
  • Aperte o manete da embreagem e continue sem parar;
  • Sinalize para sair da pista, e vá para o acostamento seguro;
  • O perigo é que a roda pode travar e perder o controle!
  • Depois, é seguir os procedimentos do item solicitando ajuda;

Nunca estará sozinho

Nas estradas é comum a solidariedade dos motoristas, por isso, muitas vezes alguns costumam buzinar informando que algo está errado com sua moto, como vazamentos aparentes, pneu baixo, bagagem solta, entre outros.

Imprevistos acontecem a qualquer momento, na estrada pior ainda, por isso, antes de viajar leve o manual do proprietário e números de telefones de pessoas e de locais onde é possível obter ajuda.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Digite o Numero *

Nota Imagens meramente ilustrativas. Os direitos autorais de todo o material apresentado neste site são propriedade da marca 2e4 Rodas Equipamentos Automotivos ou do criador original do material, estas imagens foram coletadas de diversas fontes públicas, incluindo sites diferentes, considerando a possibilidade de estar em domínio público. Se alguém tiver qualquer objecção à exibição de qualquer imagem ou notícias, deve trazer ao nosso conhecimento através do e-mail (contato). O mesmo será removido imediatamente, após verificação do crédito. Todas as Marcas e nomes pertencem aos seus proprietários. Outros nomes e marcas podem ser de propriedade de outras empresas. Declinamos toda e qualquer responsabilidade legal advinda da utilização das informações acessadas nos nossos sites que tem por objetivo a divulgação de informação, diversão e educação dos interessados. Medidas tomadas pelos usuários são de sua inteira responsabilidade. Reiteramos que orientamos sempre a consultar e seguir as instruções presentes no manual ou certificado de garantia.

 

Publicações Recentes

 

Qual a importância de usar capacete com viseira?

Qual a importância de usar capacete com viseira?

Pilotar usando o capacete com viseira de forma adequada é essencial a segurança do piloto, desde que tenha a etiqueta de certificação do INMETRO. Código de Trânsito Brasileiro Conforme disposto no inciso I dos artigos 54 e 55, e os incisos I e II do artigo 244 do Código de Trânsito Brasileiro, disposto na Resolução…

ler mais
Acidentes de moto, como evitar?

Acidentes de moto, como evitar?

Todos os anos milhares de motociclistas morrem no Brasil, mas, é no Estado de São Paulo onde a maioria dos acidentes acontecem. Claro, que embora o número de motociclistas em São Paulo seja o mais elevado entre as principais cidades do Brasil, não justifica a quantidade assustadora de acidentes diariamente como é …

ler mais
Elevador Pneumático para Moto 350 kg

Elevador Pneumático para Moto 350 kg

Elevador Pneumático para Moto 350kg,  foi desenvolvido para trabalhos que exigem rapidez com eficiência e segurança na reparação de motocicletas. Com capacidade para motos até 350kg, transmissão de força por cilindro pneumático, trava de segurança, sistema de roda livre e prendedor de rodas universal Rampa de acesso…

ler mais
Como é a Honda SH 150i?

Como é a Honda SH 150i?

A Honda apresenta mais uma novidade para o seu line-up de motocicletas. Trata-se da linha 2018 do scooter SH 150i, que passa a contar também com a versão DLX. Em linhas mais exclusivas para os motociclistas que procuram mais eficiência, praticidade, conforto e tecnologia. E principalmente sem abrir mão da elegância…

ler mais
Mini Elevador Hidráulico de 600 kg

Mini Elevador Hidráulico de 600 kg

Sistema de elevação para motos CUSTOM, JET SKI e QUADRICICLOS. Flexível, versátil, econômico, ideal para manutenção rápida. O Mini Elevador é utilizado em Oficinas, em casa, para manutenção, movimentação e para estacionar a moto, otimizando espaço. O Mini Elevador pode ser usado em Oficinas para Manutenção rápida…

ler mais
CNH Digital, como conseguir ela?

CNH Digital, como conseguir ela?

O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran.SP) tem duas novidades para o condutor paulista em relação à sua Carteira Nacional de Habilitação: a CNH Digital e o envio gratuito do documento impresso pelos Correios. Elas fazem parte de um pacote de melhorias tecnológicas do Governo do Estado para …

ler mais
AutoShow Collection. Onde será?

AutoShow Collection. Onde será?

Para você que estava com saudade de ir de moto ao Anhembi para ver os amigos. Aproveitar boa comida e bebida em um ambiente descontraído cheio de gente que faz do motociclismo um estilo de vida. E espera terminou. Pelo menos, vai acabar na próxima terça-feira, dia 6 de março.O AutoShow Collection está de volta ao…

ler mais
BluSnap. Como é o capacete com ar-condicionado?

BluSnap. Como é o capacete com ar-condicionado?

Motoristas de carro quando olham um motociclista encapotado de capacete. parado no semáforo debaixo daquele sol de 30°. Já imagina o calor insuportável que deve estar passando. Sabemos que estão mais que acostumados. Porém o calor pode estar com os dias contados com a criação do capacete com ar-condicionado, BluSnap.

ler mais
Como é a moto movida a bacon?

Como é a moto movida a bacon?

bom saber que existem outros tipos de combustíveis alternativos que podem substituir a gasolina. Como o diesel e o álcool, mesmo porque tudo que vem da natureza um dia pode faltar. Agora imaginar uma moto movida a bacon, é exagero não acha? O interessante é que não é exagero algum. Realmente teve uma moto que acabou

ler mais

What to do when the bike breaks on the road

Summer is an invitation to enjoy more rides and motorcycle trips! All you need is a schedule, planning each adventure in advance and hoping for everything to work out, but what about when the bike breaks down on the road?
Although the basics were checked before you hit the road, insuperable problems pop up out of nowhere, at this point you need to stay calm and follow some guidelines. See what they are:

What to do when the bike breaks on the road

  • If the motorcycle is walking slowly, try to get to a service station, or another safe place;
  • When the motorcycle breaks on the road and stops at once, you must take it to the side of the road;
  • Be careful in choosing the location, since accidents also happen on the shoulders;
  • Do not park in curves, prefer straight lines where it is well visualized by the drivers;
  • The further away from the lane, the greater its safety;
  • Leave the alert flashing on,
  • Increase signposting with tree branches on the ground away from the bike;
  • Many motorcyclists hang the jacket on the back of the bike, it is a way to warn anyone who passes that is in trouble;

Asking for help

  • When the pilot is entitled to mechanical help and winch, it’s time to try to use the phone with ease;
  • To wait for the winch to arrive, do not stand still near the bike, and always stay away from the track;

Using the local rescue

  • If you do not have insurance, or cell phone, another option is to use the fixed emergency telephone (SOS User) found on most Brazilian roads;

Simple problems

When the bike breaks down on the road, sometimes it is due to simple problems that can be solved on time, afterwards, just go on a trip, according to the tips below:

  • The bike may stop due to a loose wire in the battery, a blown fuse, or, due to a loose spark plug, easy to solve, if you took the owner’s manual, so nothing to forget it at home;
  • A hole in the tire can be easily solved with the repair kit, so it can reach the driver;

 

Signs that the bike can break

There are numerous problems that lead the bike to break down on the road, such as the broken throttle cable, broken chain, plus many others, so it is important to pay attention to the warnings issued as:

  • Non-engine choking;
  • Strong noise in the chain;
  • Wheel oscillation;
  • Warning light on panel;

 

Moto is leaking

Here’s what to do if you find out that the bike is leaking:

  • Act with caution;
  • Tighten the clutch lever and continue on;
  • Signal to exit the lane, and go to the safe shoulder;
  • The danger is that the wheel can brake and lose control!
  • Then, it is following the procedures of the item requesting help;

Will never be alone

On the roads it is common the solidarity of the drivers, so, often some people often horns informing that something is wrong with their motorcycle, such as apparent leaks, low tire, loose luggage, among others.

Unforeseen happen at any time, on the road even worse, so before you travel take the owner’s manual and phone numbers of people and places where you can get help.