Imagine levantar pela manhã cheio de disposição para trabalhar ou apenas para curtir o dia. E descobre que a moto está com problemas de partida da moto. O que pode ser?

A explicação simples poderia ser atribuída a bateria, ou, ao combustível. E certamente são os problemas de partida da moto mais comuns de acontecer e fáceis de resolver.

Entretanto, dezenas de outros defeitos mecânicos ou elétricos podem gerar o mesmo tipo de pane na moto. Por isso, é importante que conheça as principais causas que geram problemas de partida da moto. Confira:

Como funciona a partida da moto?

Para a moto dar partida de imediato é preciso que os 3 itens listados abaixo estejam perfeitos, com mistura correta e ignição no ponto:

  • Combustível;
  • Ar (compressão);
  • Ignição.

Combustível

  • Quando está difícil em dar partida na moto é provável que o problema esteja na carburação. Causado pelo abastecimento com combustível de qualidade inferior feito em postos onde o preço é abaixo do mercado.
  • Já no caso de motos mais antigas. O motor pode afogar devido a alteração no nível de boia, ou da válvula de entrada de combustível que está gasta. Isso aumenta o nível de combustível na cuba. O mesmo acontece caso o afogador esteja gasto.

Ar (compressão)

  • Outros problemas de partida da moto podem ocorrer devido a baixa taxa de compressão que pode ser causada por anéis e pistão gastos.
  • Neste caso é preciso levar ao eletricista que através de um medidor de compressão verifica se é realmente a causa do problema de partida.
  • A taxa deve ser no mínimo de 120psi embora a taxa de compressão na maioria das motos seja entre 175 e 200 psi.

Ignição

  • Defeito na ignição pode ser ocasionado devido a conexões oxidadas causando falha no sistema e na partida. Mas, basta que aplique um spray próprio para sistemas de ignição e nunca silicone, para evitar esse problema.

Calor em excesso

  • O calor do verão pode causar problemas de partida da moto. Principalmente quando está andando durante horas em congestionamentos em baixa velocidade. Pois, provoca o superaquecimento do motor.
  • O ideal é estacionar a sombra até que o motor refresque e baixe a temperatura. Aproveite para checar o sistema de arrefecimento como nível de água. Ou se a colmeia não foi obstruída por jato durante a lavagem.

Frio em excesso

  • Época de frio mais intenso também pode dar problemas de partida da moto, especialmente em motos flex.
  • Para evitar este problema é preciso que o tanque não seja abastecido com altas concentrações de etanol. E mantenha a bateria em dia.

Queda de moto

  • Pode ter problemas de partida da moto logo após ter sofrido uma queda.
  • O problema é que o carburador transborda pelo respiro. Mas, pode ser facilmente resolvido fechando a torneira do tanque e abrindo totalmente o acelerador enquanto dá a partida na moto. Sem usar o afogador, e no caso de ainda não pegar verifique se a vela não molhou.

Além desses problemas. Procure evitar que a moto fique estacionada muito tempo sem ligar para que a gasolina não produza resíduos que podem afetar não só a partida como o funcionamento do motor.

Starting problems, what can it be?

Imagine getting up in the morning full of willingness to work or just enjoying the day. And he discovers that the bike has problems starting. What can it be?

The simple explanation could be attributed to battery, or to fuel. And it’s certainly the most common starting problems that happen and are easy to solve.

However, dozens of other mechanical or electrical defects can generate the same kind of crash on the bike. Therefore, it is important that you know the main causes that cause problems starting. Check out:

How does the bike do to start?

For the bike to start immediately, it is necessary that the 3 items listed below are perfect, with correct mixing and ignition at the point:

  • Fuel;
  • Air (compression);
  • Ignition.

Fuel

  • When the bike is difficult to start, it is likely that the problem is carburetion. Caused by the supply of inferior fuel made at stations where the price is below the market.
  • Already in the case of older bikes. The engine may drown due to changes in the buoy level, or the fuel inlet valve that is worn. This increases the fuel level in the tank. The same happens if the choke is worn.

Air (compression)

  • Other starting problems can occur due to the low compression ratio that can be caused by piston rings and piston costs.
  • In this case it is necessary to take to the electrician that through a compression gauge verifies if it is really the cause of the problem of starting.
  • The rate should be at least 120psi although the compression ratio on most bikes is between 175 and 200psi.

Ignition

  • Defective ignition can be caused due to rusty connections causing system and startup failure. But, just apply your own spray for ignition systems and never silicone, to avoid this problem.

Excess heat

  • The summer heat can cause starting problems on the bike. Especially when you’re walking for hours in congestion at low speed. This causes the engine to overheat.
  • The ideal is to park the shade until the engine cool down and lower the temperature. Take advantage to check the cooling system as water level. Or if the hive was not blocked by jet during the wash.

Excessive cold

  • More intense cold weather can also give starting problems especially in flex bikes
  • To avoid this problem, the tank must not be filled with high concentrations of ethanol. And keep the battery up to date.

Motorcycle fall

  • The bike may have starting problems soon after suffering a fall.
  • The problem is that the carburetor overflows through the vent. But, it can be easily solved by closing the tank cock and fully opening the throttle while starting. Without using the choke, and in case you have not picked up, make sure the candle has not got wet.

Beyond these problems. Try to avoid having the motorcycle parked for too long without switching on the gasoline to produce no debris which can affect not only starting but also the operation of the engine.

 

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